Os ecossistemas, os mundos e a evolução dos inimigos

February 21st, 2008


-->

Ter um idéia de um jogo é fácil. Ela pode surgir de qualquer lugar. Implementar pode ser fácil ou difícil, dependendo do tipo do jogo. Agora, o difícil é criar um mundo. Em jogos de RPG, uma coisa normal é o tal do World Map. Tudo bem que a partir do Final Fantasy X o World Map desapareceu (mas pode voltar em Final Fantasy XIII, mas num nível impressionante de detalhes), mas ainda assim todos os elementos básicos do mundo estão lá, e resume numa única palavra: ecossistema!

Segundo a Wikipédia, ecossistema “designa o conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região.” Ou seja: os fatores biológicos e físicos e suas influências. Falando gamedevmente, é a parte do jogo onde terá definições de vegetação, espécies de animais (o bestiário), as pessoas, as cidades e locações, e o próprio mundo (continentes).

Bom, se for olhar a biologia, uma das regras de um ecossistema é aquela velha regra da seleção natural: vive quem consegue se adaptar melhor ao ambiente em questão. Uma coisa que andei pensando é implementar algoritmos de evolução nos inimigos. Não definir que em certos locais terá uma variação de um inimigo, e sim deixar que, durante a jogatina, que eles fiquem evoluindo. Algo similar ao Spore: definir regras matemáticas para que, dependendo do local onde você for, terá inimigos diferentes, o que deixa o jogo mais realista e desafiador: já imaginou em cada jogatina você chegar e encontrar um inimigo diferente? Ou encontrar alguma variação inédita? Aí o jogador terá de repensar toda a sua estratégia e  terá de pensar rapidamente para continuar.

Implementar isso é difícil! Com certeza! Estamos falando de algoritmos genéticos, onde as funções matemáticas vão se fazendo (recursividade) até achar um resultado satisfatório, e vai fazendo isso, evoluindo o modelo do monstro até ele se adaptar ao ambiente. Sabemos que em Spore isso poderá ser possível, mas já imaginaram um Final Fantasy assim? No VIII, o nível dos inimigos é testado de acordo com o seu nível. Por exemplo, o Omega Weapon, um dos chefes mais fodas que já encontrei na série, pode ter um HP variável entre 100 mil e 1 milhão de pontos de vida. E como você normalmente só vai encontrar ele com level máximo (99), sempre terá HPs altos, e será mais difícil de derrotar.

É uma idéia interessante, mas tem que ser analisada de acordo com cada projeto, já que os custos para implementar (tanto financeiros como de processamento técnico) podem ser altos. Conversei com o ViniGodoy sobre este texto (ele tinha dado a idéia neste comentário) e ele me comentou algo do Oblivion: colocar uma taxa máxima de evolução, para que nenhum inimigo fraco se torne uma ameaça digna do Yiazmat, o chefão supremo de Final Fantasy XII, com seus 50 milhões de pontos de vida!

[Via Kotaku (imagem)]

Possíveis posts relacionados:

  1. Seriosly de Gears of War 2: derrote 100 mil inimigos no multiplayer!!!
  2. Bundle do PS3 com tema de Final Fantasy VII
  3. Nova data de lançamento de Final Fantasy XIII
  4. Novas scans de Final Fantasy XIII, Agito e Versus XIII
  5. Square-Enix pode apresentar novo jogo online na E3 2009
  6. Final Fantasy Dissidia vendendo bem no Japão
  7. Nova scan de Final Fantasy Dissidia

Rodrigo Flausino Game Design, Gamedev