Análise - Minority Report



Começando com as análises de filmes deste blog, decidi começar pelo filme Minority Report: A Nova Lei.

Escolhi este filme pois eu vi que é um filme muito bom (e que passou na Globo na última segunda-feira). É claro que muitos vão torcer o nariz (nada consegue agradar todo mundo), mas vou postar assim mesmo!

Basicamente o filme é interessante por mostrar um futuro bem real (apesar de certas discrepâncias). A história do filme é boa: um departamento de polícia consegue prever assassinatos e tenta impedir antes que eles ocorram. Contra o crime, é um sistema perfeito (e é um sistema sem falhas). A previsão do filme é feita por 3 pessoas (pré-cognitivos) que conseguem prever o futuro. Mas um dos crimes previstos é justamente o que o chefe da agência iria cometer. Então ele tenta provar a sua inocência e no meio de sua missão ele acaba descobrindo falhas no projeto. Só assistindo o filme para ver.

Mas o melhor do filme, para mim, é os seus efeitos e a descrição do futuro feito pelos roteiristas e pelo Spielberg (o diretor): a interface háptica (no início do filme) onde os personagens manuseiam telas usando as mãos, a casa inteligente, onde, com os comandos de voz, você pode acender a luz ou ligar a televisão. Também tem os robôs construindo um carro sozinho, sem intervenção humana, e os carros sendo pilotados sem motorista. Isso pra mim é o futuro, e um futuro não muito distante e mais fácil de acontecer. A Inteligência Artificial sempre está em evolução, e a interface háptica já tem protótipos e projetos em funcionamento (como a lousa interativa).

Para terminar, duas informações interessantes: ao procurar a imagem acima (eu comecei esta resenha na segunda-feira e terminei hoje) eu achei a resenha do Omelete e com isso achei também um especial sobre o diretor Steven Spielberg. Achei bem interessante os textos. Vale a pena dar uma conferida!



Possíveis posts relacionados




1 comentário para “Análise - Minority Report”

  1. GravatarRodrigo Flausino » CSIB - Explicando os capítulos já publicados e algumas mudanças disse:

    [...] e TV digital, para mim, era uma palavra desconhecida. Com isso terei de fazer algo similar ao Minority Report e pensar anos à frente, tanto na parte tecnológica quanto na parte comportamental (que será mais [...]