Gamedev, Game Design, Games, Desenhos, Arte Digital e etc.


A questão dos detonados e dos enredos dos games

Julho 9, 2007  
Postado em Artigos e Tutoriais, Games


-->

Existem games que você não consegue jogar sem a ajuda de fatores externos. Dois desses fatores externos são as dicas do games e os detonados (estratégias), que são, pelo menos na minha opinião, o principal fator de venda de revistas sobre jogos eletrônicos. De vez em quando também saem guias oficiais dos games, para algum usuário comprar, se tiver interesse.

A desvantagem é a diversão ser limada por causa desses detonados, mas tem games que você não consegue avançar sem a ajuda desses guias. Talvez os desenvolvedores tenham errado a mão em certo trecho, e o mesmo ficou difícil demais, forçando o jogador a procurar dicas em revistas antigas (caso ele compre uma publicação todos os meses) ou pela internet (mais comum atualmente, e mais rápido).

Um dos melhores sites nesse quesito é o Gamefaqs, que tem muitas dicas para quem quiser procurar algo sobre o game na qual o jogador esteja se divertindo atualmente. Tudo bem que depois que ele termina o mesmo, a surpresa acaba, quando o jogador decide jogar pela segunda vez o mesmo game. Em RPGs como a série Final Fantasy, um jogador decide re-zerar o mesmo para destrinchar de vez o game, já que na primeira vez, ele vai conhecendo o enredo, a sua história, e aproveita melhor a diversão. Ruim vai ser para quem for tentar zerar novamente o Final Fantasy XII, que é, até o momento, o game com maior duração que já joguei (games com início, meio e fim, e não os games online, como os MMORPGS, que teoricamente não tem fim): mais de 100 horas de duração.

Mas quando que a gente pode usar os detonados? Se, em blogs, a gente fala de um game em um post normal, sempre tem algum usuário que pergunta sobre sites onde tem detonados do game. Em fóruns de discussão, os tópicos com dicas são enormes onde os usuários pedem ajuda em certos trechos. Por exemplo: no UOL Jogos, um tópico sobre o Final Fantasy XII tem mais de 200 páginas, onde os membros postam pedindo ajuda em certos trechos do jogo.

Vale a pena o jogador souber o que vai acontecer depois num game? Ou a diversão é justamente a mecânica de jogo, deixando de lado o seu enredo?

Cada jogo é um jogo. Muitos games tem o enredo como fator principal de diversão, e outros não. O Splinter Cell por exemplo, tem um enredo mediano, mas o que importa no jogo são as missões, onde o jogador é testado (já que o nível de dificuldade, pelo menos no primeiro game, é elevado). Apesar do enredo ser importante nesse tipo de jogo (para que o jogador possa entender porquê que certo local deve ser invadido), ele é praticamente deixado de lado pelo jogador.

Muitos jogadores falam que os Final Fantasy tem um enredo excelente, etc etc. Mas você, que já jogou, já prestou atenção no enredo do jogo? Confesso que eu não consegui entender 10% de toda a história do Final Fantasy XII, mas consegui me divertir com o jogo (até certo ponto, já que agora to na fase de evoluir, evoluir, para enfrentar os inimigos mais fortes do game, e tá sendo uma tarefa chata e monótona). Tirando a parte sobrenatural, o Metal Gear Solid é, por enquanto, uma das melhores histórias dos games, que mistura genética, guerra e ficção para criar o seu enredo. Outro game famoso pelo enredo é Final Fantasy VII, que, segundo a maioria dos jogadores, é o melhor enredo de toda a série.

Hoje, a maior parte dos jogadores só se preocupam com gráficos (eu inclusive, mas não me procupo apenas com os gráficos), mas também tem muitos usuários que querem jogar um game divertido, não importa o quão potente seja o gráfico deste jogo. E ter um game com um enredo, com reviravoltas, que atice o jogador a ir jogando até ele descobrir o que acontece é difícil. E nesse caso ele não poderá usar guias de games. Só recomendo o uso deles depois que ele concluiu o mesmo, para jogar novamente e tentar completar 100% do jogo.


Possíveis posts relacionados


Comentários